terça-feira, 18 de maio de 2010

Indígenas do Peru comparam Talismán con Oxy e exigem sua saída do país

Os achuar que vivem na selva peruana, representados por três de seus líderes - Tayujin Shuwi Peas, Pitiur Unti Saant y César Zúñiga Butuna, presidente da Federación de Nacionalidades Achuar del Perú (Fenap), fizeram manifestação na frente da sede da petroleira Talismán, domingo (9) no Canadá, para exigir que a mesma abandone suas atividades no Peru.

"Talismán piensa que es una buena compañía. Pero lo que vemos es que Talismán es como Oxy: causa divisiones entre los pueblos indígenas, amenaza nuestra cultura y contamina nuestro bosque", disse Zúñiga.

Ele se refere à petroleira norte americana Occidental Petroleum (Oxy) que provocou sérios impactos no Rio Corrientes, Estado de Loreto, no Peru, onde vivem inúmeras comunidades ancestrais achuar gravemente afetadas.

O líder explicou que a contaminação através do derrame de águas de formação, rica em metáis pesados, está afetando animais e plantas na sua região, impedindo seu consumo além de gerar a proliferação de doenças.

Também no Equador a Oxy provocou graves problemas, chegando a ser expulsa do país depois de uma ampla mobilização dos indígenas.

No Sudão, na África, entre os anos de 1998 e 2005 a empresa foi acusada de apoiar o governo durante a guerra civil que provocou a morte de dois milhõees de pessoas. Por causa disto, também teve que se retirar deste país.

Fonte: Oilwatch
Clique aqui para baixar publicação: La Manera Oxy de extraer petroleo