terça-feira, 18 de maio de 2010

Rádio Barco Amazônico: uma nova mirada para a Pan Amazônia desde a comunicação popular

A capital manauara recebeu a visita, entre 6 e 8 de maio, de uma caravana composta por representantes de rádios e organizações da Venezuela, Brasil, Peru, Equador, Colômbia e Bolívia. Eles discutiram pontos pendentes deste projeto que fomentará o intercâmbio entre os meios na bacia.

Para alcançar este objetivo, deverá ser criada uma plataforma multimediática para:
1. Conectar tecnologicamente entre 40 e 60 rádios de modo “horizontal”.

2. Servir de base para a montagem de quatro plataformas móveis, cada uma composta por um técnico e um comunicador, que terão como missão percorrer rios e captar a realidade de comunidades de difícil acesso e/ou em situação de perigo e promover a capacitação em técnicas de comunicação para que as mesmas se apropriem destas ferramentas e consigam incidência social e política.

O projeto cumpre papel fundamental que nunca poderia ser assumido pela mídia convencional: dar voz às inúmeras e de variados tamanhos, comunidades da Pan Amazônia!

Idealizado inicialmente pela ALER – Associação Latino Americana de Educação Radiofônica, com a contribuição de outras instituições, grupos e pessoas que sintonizaram com a idéia, agora encontra-se em fase de reestruturação a partir dos aportes recebidos e em seguida será encaminhado aos possíveis financiadores como Cáritas, Pórticus, UICN, Entreculturas e Manos Unidas.